sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Nightwish - Circo Voador, Rio de Janeiro 10/12.

Fotos por Renato Antonian
Em mais uma passagem da banda Nightwish pelo Brasil, o dia 10 de dezembro ficou reservado para um novo show no Circo Voador – RJ. Desde cedo já havia uma fila grande na porta do local, mesmo com o imenso calor que fazia na cidade. Termômetros batiam próximo aos 40ºC.

Dessa vez a banda não faria um simples show. Mesmo com o lançamento do álbum “Imaginaerum” que teve um imenso investimento, o grande atrativo da vez  era  Floor Jansen. A vocalista, ex-After Forever e atual Revamp, substitui pelo menos temporariamente Anette Olzon que saiu da banda em meio a tour do novo álbum. Talvez isso tenha feito o show ficar até mais cheio do que o esperado. A curiosidade dos fãs para vê-la em ação era muito grande. Fãs de Nightwish, e até mesmo fãs somente de Floor Jansen misturavam-se.

Logo após às 21:30 da noite, horário marcado para
apresentação da banda, ecoou no local a intro: "Crimson Tide". A banda sobe ao palco com "Storytime", música do novo álbum e prossegue a apresentação com "Dark Chest Of Wonders" e "Wish I Had An Angel", ambas do álbum Once, último com Tarja Turunen nos vocais.

Porém, após as 3 músicas iniciais, o setlist foi esfriando e fez o show ficar bem morno. Os fãs mais exaltados iam à loucura, a banda fazia sua parte em cima do palco, mas o setlist não conseguiu retomar o calor inicial da apresentação.
"Wishmaster" foi a 11ª música do set, e foi a que chegou mais perto de trazer o clima inicial da apresentação.

Floor cantou muito bem durante todo o show, deu novas interpretações às antigas e novas composições da banda, porém é notável que sua voz se encaixa melhor nas músicas antigas do que nas músicas da era Anette, até pela voz bem aguda que a antiga vocalista possuía.

Outro destaque do show foi Troy Donockley e sua Uilleann pipe, um tipo de gaita de fole. Muito legal a idéia da banda colocá-lo ao vivo no lugar de samples, o que seria mais comum.

Emppu Vuorinen, apesar de bom guitarrista, foi o ponto fraco do show. Errou algumas vezes e não mostra grande entusiasmo em seus solos.

Marco Hietala cumpriu bem seu papel tanto no baixo quanto nos vocais, assim como Jukka em sua bateria. E Tuomas, o tecladista sempre será um show à parte.


A banda mostrou-se entrosada até mesmo com a nova vocalista (temporária ou não), que por sinal possui ótima presença de palco, porém pode ter pecado ao colocar 6 músicas do novo álbum no setlist e ter encerrado com 2 dessas 6.

Ao fim da última música executada a banda se despede e os fãs ficam com cara de “Acabou?”. Infelizmente como já citado no texto, a escolha do setlist, talvez até mesmo a ordem das músicas não tenha sido a ideal, mas ao fim do show, a maioria dos fãs mostrou-se satisfeita com a apresentação da banda e com a esperança que Floor Jansen seja efetivada como vocalista oficial do Nightwish.

Setlist: 


01. Intro: Crimson Tide

02. Storytime
03. Dark Chest Of Wonders
04. Wish I Had An Angel
05. Amaranth
06. Scaretale
07. I Want My Tears Back (c/Troy Donockley)
08. The Crow, The Owl And The Dove (c/Troy Donockley)
09. Nemo
10. Last Of The Winds (c/Troy Donockley)
11. Wishmaster
12. Ever Dream
13. Over The Hills And Far Away
14. Ghost Love Score
15. Song Of Myself
16. Last Ride Of The Day
17. Encerramento: Imaginaerum
 


Um abraço,
Victor Hugo Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário