quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Guia politicamente incorreto dos anos 80 pelo Rock - Lobão

Lobão é uma figura caricata e conhecida pelos brasileiros, visto que suas músicas, pelo menos uma meia dúzia delas, tocava incessantemente nas rádios brasileiras nas décadas de 80 e 90. Emplacou, mas não permaneceu no topo do Rock ou da música brasileira. Vale ressaltar que não se trata de um livro que conte a história do Heavy Metal no Brasil, apesar de trazer alguns poucos comentários, bem poucos mesmo, sobre a cena metálica no Brasil.

O livro se concentra na narrativa dos acontecimentos das grandes cidades e se atém às bandas que alcançaram o tão sonhado Mainstream nacional, apesar de trazer comentários sobre bandas que não alcançaram grande reconhecimento. Vale notar que algumas das bandas que nunca chegaram ao estrelato, segundo o relato e visão do autor, tiveram grande impacto na consolidação e inspiração para algumas das grandes bandas de Rock nacional.

Descrevendo ano a ano, iniciando em 1976 e encerrando em 1991, relatando as histórias vivenciadas e conhecidas por Lobão e os lançamentos de álbuns de algumas bandas de Rock em cada ano. Na maior parte do livro há relação entre o lançamento de algum disco/banda do Rock com algum lançamento de alguns dos conhecidos nomes da MPB. E passa o livro todo tentando "justificar" e ressaltar a qualidade superior do Rock frente ao pensamento "medíocre" vigente na música, em especial na MPB. Achei completamente desnecessário esse contraponto, mas quem sou eu na fila do pão? Lobão deveria ter conversado com qualquer integrante de qualquer banda de Metal da década de 80 para ter uma ligeira noção do que foi a falta de oportunidade e espaço!

Interessante encontrar no relato situações e momentos da música da infância, a década de 80 representou a minha passagem da infância para a adolescência, então escutei muito do que ele relata no livro e do meu ponto de vista o Rock não era tão medíocre quanto ele sentia, mas esse é o meu ponto de vista.

Apesar de discordar de quase todos os pontos políticos e ideológicos do Lobão, e de ter me decepcionado por conhecer o viés político e ideológico que ele carrega, não dá para negar que o trabalho relata com grande fidelidade as mazelas pelas quais o Rock teve que se submeter quando começou a ser capitaneado pelas grandes gravadoras e de como era o cenário da música aqui no Brasil nesse período. Uma pena que muitos talentos ficaram pelo caminho por falta de espaço e pela mesma falta de espaço a renovação das gerações "rockeiras" não ocorreu!

Para quem viveu a época, vale ler, para quem não viveu, é um bom começo para ter um vislumbre do que representou a década de 80 para a música nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário