quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Hevisaurus - Dinossauros do Metal


Nesta postagem vamos falar sobre uma iniciativa no mínimo inusitada, alguns malucos finlandeses (sim, porque isso só poderia acontecer na Finlândia), mais precisamente Mirka Rantanen (Thunderstone), Jens Johansson (Dio, Yngwie J. Malmsteen, Stratovarius), Henrik Klingenberg (Sonata Arctica), Mikko Kosonen (Maija Vilkkumaa), Nino Laurenne (Thunderstone, Antidote) e Mikko Salovaara (Kiuas); talvez você conheça alguns deles, resolveram gravar discos para crianças, isso mesmo para crianças. Aqui você deve estar pensando, mas que diabos isso tem a ver com Heavy Metal, e eu respondo, tudo meu amigo, tudo!

O que esses talentos do Heavy Metal, mundialmente conhecidos (pelo menos alguns deles) fizeram foi gravar música para crianças, mas músicas Heavy Metal. Sim para que as crianças cresçam ouvindo música de qualidade e que tenham ídolos com talentos reais, não esses exemplos que temos visto pelo mundo, que não perderei tempo citando.

Se você caro leitor se der ao trabalho de procurar no Youtube (inclusive no canal True Metal Brazil há dois vídeo clipes adicionados aos favoritos), achará alguns vídeos amadores de shows, onde os integrantes do Hevisaurus TOCAM vestidos de dinossauros, portanto já ensinam que músico é aquele que TOCA ao vivo, não aquele que dubla.

Eles já lançaram dois álbuns, o primeiro Jurahevin kuninkaat (algo como: “Os reis do Heavy Metal Jurássico”) de 2009, com 14 músicas e o segundo Hirmuliskojen yö (algo como: “A Noite do Dinossauro”) de 2010, com mais 15 músicas para a garotada.

As músicas são fáceis de serem cantadas e tem refrões pegajosos, para que as crianças aprendam rapidamente as palavras e fiquem com as músicas na cabeça, ou seja, já estão educando a próxima geração de Headbangers, os finlandeses pelo menos, o que já é mais do que se faz em qualquer outra parte do mundo.

As músicas de ambos os álbuns, são curtinhas e nenhuma delas chega a 4 minutos, tempo mais do que suficiente para as crianças prestarem atenção na música toda. Não há solos virtuosos, inúmeras variações de tempo, enfim, as músicas são simples, e trazem muitas influências dos grandes nomes do Heavy Metal, como Manowar, Deep Purple (que muita gente não considera Heavy Metal), Pantera (sim Pantera) e as próprias bandas de onde os integrantes do Hevisaurus vieram.

Embora não entendendo o idioma, é possível identificar que as músicas trazem mensagens positivas para as crianças, não imagino como surgiu a ideia de montar uma banda assim, até porque não é o intuito desta postagem, além da imensa barreira linguística que impede de se saber muita coisa sobre a banda, mas com total certeza a idéia original era atingir as crianças, levando mensagens positivas, de coragem e de cultura, há até uma versão de uma música infantil que ensina o abecedário, onde as crianças cantam as letras do alfabeto (essa existe em todos os idiomas, eu falo 4 e em todos eles existe essa música) numa versão Metal.

Quem já escutou alguma música do Hevisaurus deve estar se perguntando, mas esses caras que escrevem o blog sabem finlandês? Para quem nunca ouviu, eu explico e respondo para quem se perguntou, não, nós não falamos finlandês, e as músicas dessa "banda", se é que se pode chamar de banda, são cantadas em finlandês, o que exclui todo o resto do mundo de apreciar e educar as crianças com música de qualidade.

Alguns de vocês podem ficar bravos e perguntar o porquê de falarmos de uma banda que canta músicas que ninguém, além dos finlandeses, entende? Bom a resposta é simples, como o início do blog se deu pelo fato de querermos divulgar o Heavy Metal, em todas as suas vertentes, nos pareceu que esta é uma vertente que garante que o Heavy Metal nunca morra, e que talvez num futuro não tão distante, nossas crianças, inclusive as brasileiras, tenham pelo menos a opção de escutar algum tipo de música que necessite de um cérebro, tanto para compô-la, quanto para ouví-la.





Ao começar a escrever essa postagem, eu tinha em mente um desafio, mas talvez eu esteja querendo demais, queria desafiar os músicos que nos lêem, a criar Heavy Metal para criança, em português mesmo, e também desafiar as gravadoras a financiarem bandas com músicas Heavy Metal voltadas para crianças.

Pode ser que eu esteja sendo utópico, mas como diria aquela não tão velha propaganda, vai que…

E as próprias gravadoras sabem do potencial que esse mercado tem, e o medo absurdo de que mais músicos tomem a mesma iniciativa independente delas, pode ser constatado numa simples busca no Youtube, onde inúmeros vídeos são bloqueados para outras regiões que não a Finlândia, por que será que existe todo esse medo? Será que alguém tem medo que o Heavy Metal domine o mundo? Que este estilo Nefasto se espalhe pelo mundo? Lamento informar aos medrosos, que já é tarde, ele já se espalhou, já dominou todos os continentes.

Ou será que tem medo apenas de serem deixadas de fora deste filão que pode vir a ser o mercado de música Heavy Metal para crianças? Música de qualidade vicia, quero ver alguém que se encantou por Heavy Metal, música clássica, jazz, blues, entre outros sair cantando “…é o reboleixon, xon…”

Divirtam-se
Mauro B. Fonseca

2 comentários:

  1. Creio que não saber finlandês não é nenhum problema para quem quer curtir o som da banda (sim, é muito mais banda que muitas "bandas" por aí), pois muitos de nós sabemos sequer inglês ou espanhol (até pouco tempo, eu entendia quase nada de inglês cantado e até hoje as letras do Children of Bodom passam batido por meus ouvidos destreinados - felizmente, pois são letras bem rasas).

    Por outro lado, passei a considerar a sonoridade do finlandês consideravelmente melhor que a do inglês para rock e metal, ao ouvir bandas como Teräsbetoni, PMMP, Indica, Ruoska, os próprios Hevisaurus e seu grupo derivado SauruXet (surgido após a disputa judicial entre o idealizador Mirka Rantanen e a SonyMusic Finland, que hoje detém o direito ao nome 'Hevisaurus'). Se Sonata Arctica, Nightwish ou Ensiferum passassem a cantar principalmente no seu idioma nativo, eu hoje comemoraria muito! Mas, por enquanto, os simpáticos dinossauros dão conta do som pesado na belíssima 'suomen kieli'. Räyh!

    ResponderExcluir
  2. Diego também acreditamos que a "barreira" linguistica não é demérito algum para a música, mesmo porque com as facilidades de hoje, nem é preciso ser poliglota para entender as letras, para isso inventaram o Google tradutor... hehehe...

    Mais uma vez a indústria fonográfica dando um tiro no pé, de que adianta ficarem com o nome e não com os talentos??? Sugerimos a leitura do post a seguir, onde falamos um pouco sobre a falta de visão e de talentos na indústria fonográfica...

    http://truemetalbrazil.blogspot.com.br/2012/09/vinil-k7-cd-ou-mp3-nao-importa-forma-o.html

    Agradecemos a visita e o seu comentário, apareça sempre por aqui...

    Divirta-se...

    ResponderExcluir