terça-feira, 17 de julho de 2012

Golpe de Estado – 13 de julho de 2012 (S. B. do Campo).

Foto: Paulo Márcio
Sexta feira 13, mês de julho, Dia Mundial do Rock, e uma grande oportunidade ‘pra conferir’ umas das mais relevantes bandas do rock and roll nacional.

Evento realizado no Teatro Lauro Gomes, no Rudge Ramos que fica em São Bernardo do Campo, ABC paulista, que diversas vezes acolheu a banda em seus quase 25 anos de estrada. A noite muito fria e principalmente, a falta de divulgação, fez com que o público fosse decepcionante, mas os fãs mais cativos e os que tiveram a sorte de saber do evento, puderam presenciar a uma ótima apresentação de Hélcio Aguirra (g) e Nelson Brito (bx), os dois que fazem parte do Golpe desde o primeiro álbum em 1986 e dos membros mais novos, Roby Pontes (bt) e Dino Linarti (v) que têm a complicada missão de ocupar os lugares que foram simplesmente de Paulo Zinner e Catalau.

Foi a primeira vez que eu pude acompanhar um show do Golpe com essa formação, mas não que eles não tenham dado oportunidades, pois estão tocando com boa freqüência desde o ano passado, aquecendo para uma tour que ira divulgar o novo álbum, que deve ser lançado no final de agosto e deverá se chamar “Direto do Front”.

Shows em teatros tem suas particularidades, como horário para começar e para terminar, você tem que permanecer sentado nas poltronas, mas oferecem boa acústica e excelente visualização do espetáculo. É meio estranho ver as pessoas sentadas aguardando o inicio e uma boa parte, acompanhou todo set sentados mesmo. Mas importante dizer que a educação predominou, e o bom senso dos administradores do local também, permitindo que nas laterais do Teatro, as pessoas que quiseram, puderam acompanhar em pé.
Com quinze minutos de atraso – o show estava marcado para as 21:00 - começam com as clássicas “Nem policia, nem bandido” e “Parte do inferno” e como já era esperado, os fãs cantaram com gosto as duas, que possuem letras muito conhecidas.

Foto: Paulo Márcio
 Dino tem presença de palco, é comunicativo e lembra um pouco o Catalau no jeito de cantar, o que não é nenhum demérito, muito pelo contrario. As musicas mais famosas e conhecidas do Golpe, foram eternizadas por Catalau. Seria difícil cantá-las de um modo diferente.

A próxima foi umas das que vão fazer parte do novo álbum, chamada de “Rockstar”, que esta perfeitamente dentro do padrão das composições da banda. Logo após tocá-la, o vocalista pergunta para a platéia se ela tinha agradado, e a resposta foi positiva, mas muitos outros clássicos ainda estavam por vir e ninguém, é claro, ficou decepcionado.

A poética “Paixão”, a sempre atual “Mal Social” e a super conhecida pelo pessoal das mais antigas, “Underground” fizeram com que algumas pessoas começassem à acompanhar o show da maneira mais entusiasmada e participativa.

“Caso sério”, sempre foi um capitulo a parte nos shows do Golpe, e os fãs presentes mostraram que conheciam muito bem a letra. Seguiram com “Olhos de guerra” e “Não é hora”. Repertório conhecido não é problema para eles, capacidade e talento muito menos. Hélcio continua como nos tempos do Harppia, seguro nas bases e solando como os grandes das seis cordas. Nelsão sempre mantendo o ritmo com precisão e como já disse antes, Dino mandando bem como frontman. Faltava o batera Roby mostrar sua técnica, e a oportunidade veio em um pesado solo.

Mais duas composições novas são apresentadas: “Feira do rato”, bem pesada e “Falo que não faço”, que tem uma letra bem irônica. Entre elas tocam a também clássica “Sem elas” que ao longo do show, tinha sido muito solicitada por alguns fãs, assim como “Filho de Deus” que encerra a apresentação.

Sem muito o que enrolar devido ao tempo já quase estourado, lembrando que o show teria que terminar por volta das 22h30, voltam rapidamente para um bis no espaçoso palco do Teatro Lauro Gomes, coroando o ótimo espetáculo com o hino “Noite de balada”, com todas as pessoas da platéia de pé e cantando. Assim terminava mais uma excelente apresentação do Golpe de Estado.

O grande senão mesmo foi o pequeno público, coisa chata, pois uma banda com tamanha importância merecia casa cheia. Claro, divulgação de um evento sempre se faz necessária, mas fica a dica para quem perdeu esse ou algum outro show. Acompanhem suas bandas preferidas, hoje é muito mais fácil. Eu mesmo fiquei sabendo desse show pela pagina do Golpe de Estado no Facebook. Outras oportunidades virão, afinal, o ABC paulista ao longo dos anos, sempre acolheu a banda com carinho.

Já são mais de dois anos com essa formação atual e um álbum - que será o oitavo na discografia da banda - com músicas inéditas saindo do forno. Condições que mostram que o grande Golpe de Estado tem tudo para continuar firme e forte na estrada, mostrando seu rock n’ roll de qualidade para os fãs e os apreciadores de boa música em geral.

Setlist:

01. Nem policia, nem bandido
02. Parte do inferno
03. Rockstar
04. Paixão
05. Mal social
06. Underground
07. Caso sério
08. Olhos de guerra
09. Não é hora/ solo de batera
10. Feira do rato
11. Sem elas
12. Falo o que não faço
13. Filho de Deus
14. Noite de balada

Abraço,
Paulo Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário