sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vakan - Freeze!

Escrever essa resenha me tomou mais tempo do que eu esperava levar para fazê-la, o motivo foi a minha preocupação em apresentar minhas impressões sobre o trabalho de uma banda iniciante, pois eu sei que a minha opinião pode pesar na decisão comprar ou não determinado produto, pelo menos acredito que isso ocorra.

Parte da demora em fazer essa resenha se deu pela "entrega" do material pela banda, cerca de 5 dias úteis para me enviar o EP, o que agradeço enormemente o crédito dado ao blog pela banda.

Outra parte da demora foi o meu processo de "escutar" o EP, cerca de duas semana (processo este que faço com todas as coisas que me predisponho a resenhar), afinal cada material precisa de minha total atenção, e em alguns casos atenção redobrada.

O mais demorado desta resenha, por volta de 2 meses (e peço desculpas aos integrantes da Vakan por esse fato), foi a minha dúvida em publicar ou não a resenha, pois sei como o público brasileiro é... digamos... "exigente" com as bandas nacionais, em especial com as novatas. Bom, mas tive tempo suficiente para refletir e acredito ser uma parte do processo de se ter um blog e se propor a resenhar materiais de bandas, sejam elas brasileiras ou não. Então vamos ao trabalho da Vakan.

A banda Vakan é formada por Lucas Oliveira na bateria, Guma Streb e Alexandre Marinho nas guitarras, Carlos L. Schimitt no baixo e Matheus Oliveira nos vocais. O EP de estréia desta banda do Rio Grande do Sul, tem 4 músicas resultando em 18 minutos de Heavy Metal. O trabalho gráfico do encarte é bem caprichado, vem com as letras, fotos dos integrantes, bem profissional, como se fosse um CD completo. Difícil de encontrar tanto capricho em um EP, até mesmo de bandas gringas.

Antes de continuar a resenha quero deixar claro que o que deixo registrado aqui nada mais é o que sinto ao ouvir o CD e o meu gosto pessoal, que me acompanha desde o dia em que eu nasci. Estou falando isso, para deixar registrado logo de cara que eu não gostei dos timbres de guitarra, mas isso é o meu gosto falando. Os timbres de guitarra que não me agradaram, não impedem a banda de continuar fazendo um Heavy Metal Bacana, e de muita qualidade.

Os vocais são legais, pelo simples fato de não serem "afetados" e nem terem a pretenção de serem os mais agudos do mundo, são bem colocados, balanceados entre partes agudas e partes mais graves, construindo melodias com variação, muito legal. A banda soa muito coesa e mesmo eu não curtindo os timbres de guitarra, há solos bem elaborados e que se encaixam como uma luva nas músicas.

Assim como acontece com qualquer banda, esse EP é uma parte do processo de amadurecimento da banda, acredito que a Vakan tem grande potencial e que muito em breve ouviremos falar da banda, espero ansioso pelo CD debut da banda para "ouvir" a evolução natural da banda.

Destaco a "Behind a Lie" e "Moving On" (que começa com um baixo levando a melodia, ficou bem legal), ambas tem riff legais e que acabam "grudando" na sua mente. Prestem atenção nessa banda.


Segue a relação das músicas:


01 - Behind a Lie
02 - According to You
03 - Curtain call
04 - Moving On


Obrigado
Mauro B. Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário