terça-feira, 28 de junho de 2011

Pastore - The Price For The Human Sins

Não sou profundo conhecedor, nem, ao menos, sequer um fã desde o início da carreira do Mário Pastore (que teve início em 1987, salvo engano). A primeira vez que ouvi pronunciarem seu nome foi em 2002, no projeto Hamlet (Die hard Records), onde ele faz participações em duas faixas, trecho inícial da "The Last Words" e no refrão da "To Be...", sendo que ele também gravou todas as vozes das vinhetas. Posteriormente, em 2006, ouvi novamente, agora no Living In Fantasy, do Delpht.

Ouvindo novamente os dois álbuns e comparando com este, não tenho medo de falar que na Pastore - banda - o Mário se achou como vocalista. Canta com maestria, precisão, técnica e, sobretudo, versatilidade!

Sou péssimo para rotular um estilo, e a Pastore fez a gentileza de colaborar ainda mais, para piorar essa minha dificuldade. Durante a audição das 12 músicas, em 51 minutos, tive a nítida impressão de ouvir: Bruce Dickinson, Rob Halford, Phil Anselmo e Ralf Scheepers; com uma sonoridade de Iron Maiden e Helloween. Sendo assim, decidi rotular, simplesmente, como Heavy Metal.

O trabalho do Gazal também impressiona, tanto pela criatividade - fugindo da mesmice de riffs - como também pelos arranjos, peso e velocidade que executa as músicas. O Ravache e o Buitvidas, executam um trabalho em conjunto, cirurgicamente preciso.

Não consegui eleger uma música como preferida, porque em cada audição uma se sobressaiu. Isto porque se você separar as 12 faixas e ouvi-las em momentos diferentes, certamente, terá a impressão de que são de álbuns e bandas diferentes (bendita seja a diversidade!). A faixa Horizons, por exemplo, começa com violão e voz limpa e suave, vai tomando volume, crescendo e crescendo, até ganhar corpo com a voz mais empostada e aguda, e o peso imposto pelo resto da banda. Matadora²!

Aqui, deixo uma opinião, muito mais do que particular: não é só gringo que faz e produz Heavy Metal com Qualidade e Profissionalismo (sim, com letra maiúscula mesmo, assim ninguém duvidará da Qualidade e do Profissionalismo desta banda). Prestem atenção em bandas como a Pastore!

As faixas do álbum são:

1. The Price for the Human Sins
2. Fears & Lies
3. Fallen Angel
4. Far Away
5. Just Human
6. Hercolubus
7. Horizons
8. Keep the Flame Alive
9. Nobody's Watching
10. Darkest Dreams
11. Save My Soul
12. Sign from the Skies

Abraço
Muito Obrigado
Márcio Rebelo

Um comentário:

  1. Essa banda é show mesmo.
    O som deles é sem igual, muito 10!!!

    O baixista dessa banda foi meu professor de geografia/sociologia... Pessoa exemplar, numa banda exemplar... Só elogios a eles !!!

    ResponderExcluir