quarta-feira, 22 de junho de 2011

VersOver - Live Perspective

Após quase 5 anos sem lançar material novo, é um grande prazer ouvir novamente essa banda talentosíssima. Não que o material em questão seja exatamente inédito, mas é uma gravação nova de músicas antigas em um show novo, gravado e lançado em 2009.

A grande especialidade do VersOver é a precisão,  o que você escuta no CD é o que com certeza escutará no show, mesmo que hajam improvisos durante o show, as músicas ficam impecáveis.

Com músicas cativantes os shows são sempre muito enérgicos, o que não dá para perceber em um CD, mas tudo bem, pois este álbum vem com um DVD, isso mesmo um DVD, bônus para que você possa se deliciar com a energia do VersOver no palco.

Curioso é o fato de que o DVD realmente vem como bônus, o que não se pode dizer de muitos CDs com DVD “bônus” por aí, mas essa também é uma característica da gravadora que lançou o VersOver, a Die Hard Records, a honestidade.

O deleite com o CD/DVD "Live Perspective" já começa com a caixinha, é um digipack (muito bem feito) que não deve nada para nenhum digipack gringo, outra marca registrada da banda, o cuidado com seu material.
Antes ainda de colocar o CD ou o DVD para rodar, o ouvinte vai notar que a formação da banda é a mesma do primeiro CD – “Love, Hate & Everything in Between”, os irmãos Rodrigo e Gustavo Carmo (voz e guitarra respectivamente), Fernando Hagihara (baixo), Maurício Magaldi (bateria) e Fabio Laguna (teclado) como músico convidado.

Ao escutar o CD, tem-se a impressão de que ouvimos uma banda que nunca parou de ensaiar, que seus membros ainda moram um ao lado do outro e ensaiam todos os dias, tamanha precisão dos músicos que formam o VersOver.

O CD começa com a poderosa “Dead Hour” (que teve o nome “encurtado” do CD original, se chama “Dead Hour And Twelve Minutes More”, não sei o motivo, mas não altera a qualidade da música), seguida de “Prologue” e “Thrist”, só este trio inicial já faz com que o ouvinte levante da cadeira e se isso não for possível, pelo menos ficará inquieto e marcando o tempo das músicas com as mãos, pés e cabeça.

Com aproximadamente uma hora e 13 minutos de duração, o CD/DVD continua com uma seleção bem misturada de todas as fases da carreira da banda, o que não vai deixar todos os fãs do VersOver contentes, pois cada fã dirá que poderiam ter tocado “essa música” ou até mesmo “aquela música especial”, mas como não se pode agradar a todos sempre, o CD representa bem a carreira do VersOver.
 
Particularmente eu senti falta das muito bem escritas, pensadas, construídas e executadas “Wind up the Clock”, “Screams of Pleasure”, “Signs of the Past”, “Hell Above You”, “Cracking Kissing” e “A Letter to Ophelia”, mas como já disse antes, não é possível agradar a todos sempre.
Mesmo assim deu tempo de tocarem duas músicas que acho que deveriam ser o carro chefe de vendas dos CD “House of Bones”, mas que estranhamente muita gente não gosta, que são a própria “House of Bones” e “Touch The Walls”, duas músicas maravilhosas. Se você não pular com essas duas músicas, acho melhor você ir checar a sua cabeça, pois deve ter algo de errado com ela.
A ordem das músicas é a mesma tanto para o CD quanto para o DVD, o que me parece obvio, uma vez que é uma gravação ao vivo, mas já vi casos de outras bandas em que a lista das músicas é alterada do CD para o DVD.

A ordem das músicas é a seguinte:

1. Dead Hour (House of Bones)
2. Prologue (House of Bones)
3. Thirst (Built Perspectives)
4. The Proudest One (Endurance)
5. Spleen (Love, Hate & Everything in Between)
6. All Soul’s Day (Built Perspectives)
7. The Pain Inside (Love, Hate & Everything in Between)
8. Dope (Endurance)
9. Gala Night (Built Perspectives)
10. House of Bones (House of Bones)
11. Touch of Walls (House of Bones)
12. Smoke on the Water (Deep Purple cover)
13. The Ripper (Judas Priest cover)
14. War Pigs (Black Sabbath cover)
15. Enter Sandman (Metallica cover)

Mesmo após todas as excelentes músicas da carreira do VersOver serem executadas, a banda ainda nos presenteia com 4 “covers” de primeira, quem nunca pulou com o refrão de "Smoke on the Water" do Purple? Se arrepiou com “All hear my warning, Never turn your back, On the ripper” do Judas Priest? Não se lembra do Ozzy ou mais recentemente do Mike Patton cantando “No more war pigs of the power, Hand of god has struck the hour”? E finalmente James Hetfield com a guitarra nos joelhos, quase abrindo um espacate no palco berrando a plenos pulmões “Exit light, enter night, take my hand, off to never never land”?

Isso quer dizer que após fazer a platéia pular por quase uma hora, ainda restou energia para mandar esses clássicos do Heavy Metal e fazer cada MetalHead presente pular feito doido cantando junto com o VersOver.

Quem foi ao show teve uma excelente noite de música, pode perguntar a qualquer um que esteve presente e ele lhe dirá exatamente isso.
Quem não foi pode se consolar com o CD/DVD que o VersOver se esmerou ao máximo para lançar. Pena que este que vos escreve não esteve por lá, e posso dizer que não foi por falta de convite. Quem sabe na próxima? Por enquanto agradeço à banda por ter feito esse lançamento para nos dar água na boca para um próximo show.

Se você ainda não tem o seu, vá correndo comprar antes que seja tarde demais, se é que já não é tarde demais...

Divirtam-se
Mauro B. Fonseca

Para maiores informações sobre este CD, deixe um comentário com seu e-mail, ou escreva para: truemetalbrazil@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário