segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tyr - Lay Of Thrym

Há muito tempo não ouvia algo que empolgasse de verdade, que contagiasse, como este álbum. Talvez, tudo isso, deva-se ao fato de tamanha originalidade e perfeição com que os caras misturam e executam - com maestria - elementos de Heavy Metal, Progressivo e Folk, e uma das minhas grandes paixões: Mitologia Nórdica.

Em pouco mais de 56 minutos, o resumo da história do roubo de Mjölnir (Martelo de Thor) pelo Rei dos Profanos, o gigante, Thrym, é contada. É difícil (para não dizer impossível), colocar em palavras o peso, velocidade, melodia, coros, ambientes e atmosferas criadas em cada uma das 12 músicas, diga-se de passagem, muito diferentes entre si. Interessante é que após ouvir a primeira vez, automaticamente acionei a função “repetir” e continuei ouvindo, várias e várias vezes, seguidas.

Heri Joensen é um capítulo à parte, nesta banda, pois além de um magnífico guitarrista, tem um poder vocal fascinante. Ouça o início da "Evening Star" e você entenderá o que eu quero dizer, pois os instrumentos, apesar de claros e detectáveis, somem ante a voz do monstro!

Para mim, os grandes destaques de todo este álbum, são as músicas "Fields Of The Fallen" e "Shadow Of The Swastika". Rápidas, com riffs de guitarra melódicos e grudentos, baixo e bateria - cirurgicamente - precisos, pesadíssimas, e com as melhores linhas vocais e coros de todo o álbum.

Traçando um paralelo, que muitos podem considerar nada a ver, o Tyr transparece a essência do Blind Guardian, quando o peso e melodia prevaleciam à orquestração.

Não posso fazer outra coisa, além de recomendar este grandioso trabalho! CD Matador.

Segue a relação de músicas do CD:

1. Flames of the Free
2. Shadow of the Swastika
3. Take Your Tyrant
4. Evening Star
5. Hall of Freedom
6. Fields of the Fallen
7. Konning Hans
8. Ellindur Bóndi á Jadri
9. Nine Words of Lore
10. The Lay of Thrym
11. I (Bonus Track)
12. Stargazer (Bonus Track)

Muito Obrigado

Abraço
Márcio Rebelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário