quinta-feira, 7 de julho de 2011

Angel Dust - Biografia

O Angel Dust foi formado em Dortmund, na Alemanha, em 1984. Era uma típica banda de garagem. O nome da banda foi extraído de uma das faixas do álbum “Welcome To Hell” da banda Inglesa de Black Metal, Venom (Angel Dust, é a 9ª música).

O estilo inicial da banda era fortemente influenciado pela NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) e pela cena Thrash Metal da Bay Area de San Francisco. Como ambos os gêneros eram muito populares à época, não foi muito difícil para eles, rapidamente, conquistarem seu espaço, dentro de uma sonoridade que misturava os estilos Speed e Thrash Metal.

Em 1986, a banda deixa seu primeiro registro, o álbum “Into The Dark Past”, seguido pelo “To Dust You Will Decay”, lançado em 1988. Apesar dos lançamentos, infelizmente, a banda não sobrevive por muito mais tempo e em 1990, se separam, informando que a causa foram conflitos internos.

Estes dois álbuns do Angel Dust, em suas versões originais, hoje, figuram entre os itens mais raros e caros, para os colecionadores de Heavy Metal. Extraoficialmente, ambos, foram relançados em 2002-2003, em quantidades limitadíssimas, com duas faixas bônus em cada um e sem informações da gravadora, tão caros e raros quanto às versões originais. Como já era de se esperar, infelizmente, nenhum dos dois álbuns, em nenhuma das versões, chegaram ao Brasil. Porém, graças à internet, é possível, ao menos ouvi-los na íntegra. Desde que você seja provido de paciência e espírito desbravador, para vasculhar e localizá-los na rede.

Não é possível precisar em que momento, entre 1996-1998, a banda retornou às atividades, perdurando, talvez, até hoje. Esta imprecisão ocorre, em nossa visão, devido basicamente a dois fatores: à falta de uma base de fãs fiéis e à falta de informações nos meios de comunicação. Este segundo fator, talvez, criado pela própria banda, que se mantém a margem de tudo e todos, não atualizando ninguém e, por conseguinte, não conquistando uma base de fãs. Complexo, hein!?

Há que se falar, que esta retomada só ocorreu porque Frank Banx, baixista e fundador do Angel Dust, não queria que o nome de sua banda caísse no esquecimento, morresse. Para tanto se reuniu com Dirk Assmuth - baterista original - e convocaram novos integrantes. Dentre eles, o irmão mais novo de Frank, Steven Banx para os teclados. A nova formação mudou, drasticamente, o direcionamento musical, levando-os para uma sonoridade Progressiva/Power Metal, mais moderna, o que consequentemente fez com que ganhassem certo reconhecimento na Europa.

Mesmo como a grande rotatividade de músicos no decorrer dos anos, o Angel Dust, ainda lançou quatro álbuns, matadores, sendo que o último registro ocorreu em 2002. De lá, pra cá, uns dizem que a banda acabou em definitivo, outros dizem que só reduziram as atividades, e outros, ainda, dizem que a banda continua viva e desde Março de 2006, em estúdio, gravando, para nós, o tão esperado sucessor de “Of Human Bondage”.

Para nós, uma coisa é certa, o Angel Dust, recebeu o mínimo do mínimo do reconhecimento que mereciam, deixando só seis registros, a saber:

Into the Dark Past, 1986
To Dust You Will Decay, 1988
Border of Reality, 1998
Bleed, 1999
Enlighten the Darkness, 2000
Of Human Bondage, 2002

Como não existem fontes fidedignas e precisas de informações, utilizamos à rede para confeccionar esse breve biografia. Sendo assim, após pinçarmos as informações, infelizmente, não pudemos verificar a veracidade, pois até mesmo o site oficial da banda está “em construção”. Então, você que se interessou em ler esta minibiografia e possui alguma informação, ou até mesmo, pode nos corrigir quanto as informações registradas, por favor, teça seus comentários ou, se preferir envie por e-mail, para: truemetalbrazil@gmail.com.


Divirtam-se
Equipe True Metal Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário