sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Hell - Human Remains

O que dizer de um CD que demorou 25 anos para ficar pronto e realmente ser lançado? Que ele beira a perfeição? Que é extremamente atual? Que trás em suas letras temas recentes? Sim, certamente tudo isso, e em pouco mais de uma hora de música. Devo ressaltar que não é o tempo que levou para ser produzido que importa, e sim o esmero e a dedicação ao trabalho, esses foram os grandes diferenciais que o levaram a essa qualidade toda. Para não mencionar as “mãos de Midas” de Andy Sneap.

Para quem não sabe do histórico dessa banda (e desse CD por conseqüência), colocarei algumas linhas que encontrei na internet sobre a banda e o CD.

Em 1986, a “Hell” assina contrato com uma gravadora Belga, a “Mausoleum”, mas infelizmente duas semanas antes de começarem as gravações do álbum, a gravadora quebra.

Kew Bower deixa a banda e é substituído por Sean Kelly, mas apesar disso a banda acaba, o que leva ao suicídio de Dave Halliday. Dave havia ensinado Andy Sneap do Sabbat a tocar violão/guitarra, que sempre menciona Hell como uma das suas principais influências.

Em 2008 os membros originais restantes da Hell se reúnem para finalmente gravar o álbum. Os membros do Sabbat Martin Walkyier e Andy Sneap concordam em participar das gravações do CD para replicar as vozes e as linhas de guitarra de Dave Halliday.

Martin deixa a banda logo após as gravações e é substituído pelo irmão de Kew Bower, David Beckford, como é conhecido em sua carreira de ator de teatro e TV.

Voltando a falar do CD, este não é um álbum de fácil audição, eu levei umas 5 a 6 audições para começar a me acostumar com o estilo do CD. Começando com os vocais, que são diferentes, meio estranhos no começo, com um ar dramático, sarcástico, bom cada um de vocês terá uma definição diferente da minha, pois eu não consigo definir o vocal, ainda bem, menos uma coisa para rotular.

As guitarras apresentam riffs magníficos e em algumas faixas eles podem grudar na sua mente por longos períodos de tempo. Neste ponto devo dizer que a banda formada por David Bower – Vocais, Kev Bower – Guitarra, Andy Sneap – Guitarra, Tony Speakman – Baixo e Tim Bowler – Bateria, faz um excelente trabalho.

O que mais me chamou atenção foi o fato de ser uma banda dos anos 80, tocarem como uma banda dos anos 80, músicas escritas nos anos 80 e ainda assim não soarem ultrapassados, veja o exemplo da “Save us from those Who wold save us”, fala sobre os estupros de crianças cometidos por padres da igreja católica. Querem assunto mais atual do que este?

E também que apesar de ser uma banda com claras tendências ao ocultismo, tocam um Heavy Metal tradicional com mensagens positivas em alguns momentos do CD, como exemplo “The Quest” que tem como refrão:

“If you truly believe in what you do
Your dreams one day will come true
If you truly believe in what you do
One day your dreams will come true”
 
Que em português seria:

“Se você realmente acredita no que faz
Seus sonhos um dia se realizarão
Se você realmente acredita no que faz
Um dia seus sonhos se realizarão”

Se isso não for uma mensagem positiva, eu não sei mais o que é positivo. Quero ver você tirar esse refrão da cabeça após escutar o CD.

Enfim esse é mais um álbum clássico que se tivesse sido lançado nos anos 80 figuraria em todas as listas de influências da maioria das bandas da NWOBHM e das mais atuais também. Com certeza seria um ícone do Heavy Metal Metal mundial. Recomendadíssimo, essencial eu diria.

Segue a relação das faixas:


1. Overture: Themes from "Deathsquad"
2. On Earth As It Is in Hell
3. Plague and Fyre
4. The Oppressors (Race Against Time Cover)
5. Blasphemy and the Master
6. Let Battle Commence
7. The Devil's Deadly Weapon
8. The Quest
9. Macbeth
10. Save Us from Those Who Would Save Us
11. No Martyr's Cage

Divirtam-se
Mauro B. Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário