segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ReinXeed - Swedish Hitz Goes Metal

Fazer covers de músicas de outras bandas é um recurso que foi, e talvez seja ainda hoje, muito difundido entre as bandas de Heavy Metal iniciantes, falo especificamente aqui do Brasil, uma vez que nunca freqüentei a cena Heavy Metal de outros países, e das bandas internacionais que deixaram seu registro em (re)gravações, quem nunca ouviu o Metallica tocando músicas dos Misfits?

Bandas em início de carreira se utilizam deste recurso para aumentar o tempo de seus shows, e também para atrair mais público para os mesmos. Neste caso quanto mais “exatamente igual” a banda executasse um cover de determinada(s) banda(s), mais capacidade lhe seria atribuída e mais o seu talento seria reconhecido. Muitos de nós passamos grande parte da nossa juventude em shows com bandas cover, ou já fez um show tocando covers.

Bandas cujas carreiras já estavam engrenadas, passaram a se utilizar deste recurso, primeiramente em shows, para agradar ainda mais seus fãs, tocando clássicos do Heavy Metal mundial, ou músicas conhecidas de seu país de origem, mas com a diferença que, nestes casos, as bandas colocavam a sua identidade no cover.

Enfim estas bandas estabelecidas começaram a (re)gravar músicas (clássicos do Heavy Metal ou não) e lança-las como bônus em seus CDs, há casos de uma banda, para um mesmo lançamento, gravar 4 ou 5 bônus diferentes, uma para cada região do globo, o melhor exemplo que me vem à cabeça é o Stratovarius com o lançamento do CD Infinity.

Em alguns casos, para cumprir questões contratuais, ou não, as bandas lançam CDs contendo todos os covers que já tenham gravado, eu tenho o Iced Earth e o seu “Tribute to the Gods”.

Não é o caso deste CD. Aqui os músicos Tommy "ReinXeed" Johansson (Guitarras & vocais), Nic Steel (Baixo), Sebastian Roos (Guitarras & backing vocais), Anders Berlin (Teclado & backing vocais) e Andreas "HABO" Johansson (Bateria), se reuniram para gravar um CD única e exclusivamente de covers, de músicas de três bandas pop SUECAS (?), dando a elas uma roupagem Heavy Metal. Uma explicação, os músicos são suecos.

É uma proposta interessante? Não sei. É uma novidade absoluta? Não. Até porque uma ou duas músicas presentes no CD já foram (melhor) (re)gravadas por outras bandas, “Money, Money, Money” do Abba é um bom exemplo, procure pela versão do At Vance.

Curioso é que as músicas no CD não possuem uma identidade de uma banda, algumas delas estão quase que em suas versões originais, com o acréscimo de guitarras distorcidas e levadas de bateria mais agressivas.

Não sou sueco e nunca freqüentei, como já disse anteriormente, a cena Heavy Metal sueca, então não tenho como dizer se para a cena local esse tipo de CD tem uma grande aceitação, ou se abre portas para os músicos envolvidos.

Em minha opinião, tirando uma ou duas músicas, o CD é morno e não chega a empolgar, não sei se pelo fato de que algumas músicas serem ruins em sua origem, ou pelo fato de não haverem colocado uma identidade nas mesmas.

Eu acho de extrema importância que um cover traga a identidade da banda que a executa, ouça o Nevermore tocando “Soud of Silence” do Simon & Garfunkel, o que em determinadas vezes envolve até mesmo a alteração da letra original, procure o Portrait tocando “Moscow” do Gengis Kahn, banda Russa, ou o JBO tocando “Its Raining Blood”, cover de Its Raining Men da The Weather Girls.

De modo geral este é um CD bacana, principalmente para se ter no carro para ouvir com aquela galera que não é fãnzaça de Heavy Metal, ou com aquela garota que você está atrás e que nunca ouviu uma guitarra distorcida e pesadona, e você não quer espantar a menina, não é mesmo?

Vale apenas como curiosidade, para qualquer outra finalidade, recomendo que você mesmo monte a sua coletânea de covers com bandas de Heavy Metal, tem muita coisa muito mais interessante por aí.

Lista das músicas (da versão Sueca):

1. Mamma Mia (ABBA cover)
2. The Look (Roxette cover)
3. Money Money Money (ABBA cover)
4. The Sign (Ace Of Base cover)
5. Summer Night City (ABBA cover)
6. All That She Wants (Ace Of Base cover)
7. Super Trouper (ABBA cover)
8. Joyride (Roxette cover)
9. Intermezzo No. 1 (ABBA cover)
10. Sleeping In My Car (Roxette cover)
11. The Winner Takes It All (ABBA cover)
12. Beautiful Life (Ace Of Base cover)
13. Lay All Your Love On Me (ABBA cover)
14. Listen To Your Heart (Roxette cover)

Divirtam-se
Mauro B. Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário