segunda-feira, 11 de junho de 2012

Apocalyptica – Carioca Club, 2 de junho de 2012.

Foto: Paulo Márcio.
O ano é 1996, o país a Finlândia e o álbum se chama “Plays Metallica by Four Cellos”, e o nome já diz tudo. Clássicos do Metallica sendo interpretados por... violoncelos. Esse foi o inicio.

Em sua segunda passagem pelo Brasil – a primeira foi em 2005, abrindo para o Megadeth – o Apocalyptica realizou uma apresentação irretocável. Sem dúvida alguma, uma noite perfeita para os fãs que lotaram a casa. Todos certamente ansiosos, afinal a banda esteve agendada para tocar em janeiro deste ano, mas foi cancelada, decepcionando e preocupando muita gente.

 
Pontualmente às 19hs os primeiros acordes de “On the Rooftop With Quasimodo” começam e, um a um, entram no palco Eicca, Paavo, Perttu e o baterista Mikko. Mesmo com a bateria em determinadas partes da música, o som dos ‘celos’ predominam, sendo cativantes, melodiosos, dramáticos, prendendo a atenção de todos os presentes.

Emendam na rápida “2010”, já com a banda em total sintonia com o público. O show prometia, e após a bela “Grace”, o que faltava pra conquistar de vez aqueles fãs mais antigos, chegou com os gritos de:
- “Master... master... “.
 
Foto: Paulo Márcio.
A versão do Apocalyptica para um dos clássicos do grande Metallica quase põe o lugar abaixo. Não acredito que houvesse alguém que lamentasse estar lá, ou mesmo o preço do ingresso.
 
E eles ainda contaram com o ótimo vocalista convidado para essa tour, Tipe Johnson, que interpretou muito bem “End of Me” e “I'm Not Jesus” que foram cantadas pela maioria dos presentes.
 
Parece estranho falar em uma parte acústica no meio de um show que se baseia em violoncelos, mas não para uma banda em que todos os músicos são versáteis e as composições muito distintas.
 
No momento do solo de Perttu Kivilaakso, a música clássica, que é o lugar de origem do violoncelo se fez presente. A platéia alternou gritos e aplausos com o silêncio que a melodia exigia em alguns momentos.
 

Já com todos os músicos de volta ao palco, o som acústico continuou na interpretação de “Sacra” e “Nothing Else Matters” - esta cantada por todos. Foi um dos momentos mais emocionante da noite. O pique é retomado com “Last Hope” e “Life Burns!”, novamente com Tipe no palco e mandando bem nos vocais.
Foto: Paulo Márcio.
Terminam o set tocando “Seek & Destroy” e “Inquisition Symphony”, com os músicos agitando muito e pedindo a participação do público. Nem precisaram fazer muito esforço, pois a resposta foi imediata, principalmente no refrão de “Seek & Destroy”.
 
Antes do bis, agradecem a hospitalidade, relembram com alegria de quando abriram para o Megadeth, mas que estavam bem mais contentes esta noite, pois era um “Full Show”.
 

Tocam de maneira matadora “Refuse/Resist” do Sepultura, e sim, posso garantir a todos que “bangear” ao som de ‘celos’ é possível.
 
Tipe volta ao palco para cantar e se despedir com “I Don't Care”, e fechar em grande estilo com a participação de toda a platéia, detonam “Enter Sandman”(nem preciso dizer como foi) e “Hall of the Mountain King”. Grandioso. Sabe aqueles shows que você percebe que a banda esta tão contente quanto os fãs? Esse foi um deles.

Música clássica confrontada com os tradicionais Thrash/Speed, ‘celos’ e bateria, aliados ao carisma e principalmente talento musical dos integrantes. Receita bem diferente da que todos nós estamos acostumados em um show de música pesada,

 
Foto: Paulo Márcio.
Diferença que fez o Apocalyptica se destacar em 1996, com um álbum de ‘covers’ todo dedicado ao Metallica. E diferença que continua até hoje, pois a banda soube crescer com o passar do tempo, incorporando novos elementos (bateria e pouco depois, vocais), criando suas próprias composições, mas mantendo a essência original, o algo mais que a faz tão especial: os violoncelos.
 
Ora clássicos, ora extremamente pesados, esse instrumento tão diferente tornou o Apocalyptica único e pioneiro. Os amantes da boa música e do som pesado agradecem.

Setlist:


On the Rooftop With Quasimodo

2010
Grace
Master of Puppets
End of Me
I'm Not Jesus
Quutamo
Psalm 1
Sacra
Nothing Else Matters
Last Hope
Life Burns!
Seek & Destroy
Inquisition Symphony
Encore:
Refuse/Resist
I Don't Care
Enter Sandman
Hall of the Mountain King

Abraço

Paulo Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário