segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Great White - Can´t Get There From Here


Esta é uma banda que a maioria das pessoas que gostam de rock já deve ter pelo menos ouvido falar, mas apenas uma minoria deve ter dedicado parte de seu tempo para escutar algo destes americanos.

Isto pode ser pelo fato da banda ter "estourado" na época das hair bands -  famigerado apelido que designa as bandas de hard rock do anos 80/90. Com tanta banda com laquê e purpurina, ficava difícil ouvir a todas. Estourado, entre aspas, pois eles nunca ficaram muito tempo no mainstream, apesar de terem ganhado um Grammyzinho lá pelo final dos anos 80. Ficaram mais conhecidos pela morte de um dos guitarristas em um incêndio do que pela musica em si.

Mas vamos ao que interessa e o objeto de minha análise é este CD de 1999, último de inéditas antes do mais recente e bem aclamado, Back to The Rhythm.

Uma coisa que me atrai nas bandas de rock é a identidade. Você já passou por aquele momento "Blind Ear" quando não lembra ou nunca escutou determinada faixa de um CD, mas assim que o escuta, seja pelo riff, pela cozinha ou pelo vocal, você mata na hora que banda é? Pois é. Este é um dos atributos desta banda (para quem conhece, logicamente), mantendo uma sonoridade peculiar desde os seus primórdios, tanto pelas guitarras de Mark Kendall e Michael Lardie ou pelos vocais inconfundíveis de Jack Russell.

O CD é muito bem produzido, por Jack Blades, que também assina grande parte das 12 faixas, que abre com o rockaço Rollin´Stoned, segue com a mais cadenciada Ain´t no Shame e chega na balada semi-acústica Silent Night, tudo isso guiado por riffs simples, mas marcantes, guitarras contagiantes e solos facilmente digeríveis. Este mantém a homogeneidade com rocks certeiros, semi-baladas, além da porrada (para os padrões da banda, é claro) Gone to the Dogs. Também tem uma no melhor estilo violãozinho, para aqueles momentos de choro, In the Tradition.

Este, na minha opinião, é um daqueles CD’s injustiçados, que passou batido pelo tempo, com apenas poucos sortudos - como eu - tendo a sorte de decifrá-lo. Item honesto.

Segue a lista das músicas:

01 - Rollin' Stoned
02 - Ain't No Shame
03 - Silent Night
04 - Saint Lorraine
05 - In the Tradition
06 - Freedom Song
07 - Gone to the Dogs
08 - Wooden Jesus
09 - Sister Mary
10 - Loveless Age
11 - Psychedelic Hurricane
12 - Hey Mister
13 - The Good Die Young (bonus track on Japanese version)
Marcelo Mazzari

Nenhum comentário:

Postar um comentário