sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Leviathan - Deepest Secrets Beneath


Lembro como se fosse hoje, quando o Cláudio Victorazzo (da extinta Empire, na Galeria do Rock) me recomendou a aquisição deste CD e eu logicamente, aceitei a recomendação. E não me arrependi! O som é pra lá de maravilhoso e por incrível que pareça ouço até hoje com o mesmo tesão da primeira audição e sem a sensação de estar ouvindo um som datado.

Infelizmente essa banda que foi formada em 1989, no Colorado, Estados Unidos, hoje não existe mais. Faziam um progressivo extremamente técnico, pesado e inovador para a época, pois traziam referências de Power Metal, algo que era pouquíssimo praticado na época e abominado pelos rotuladores e radicais de plantão (muito mais do que hoje!). Este CD é de 1994.

Ty Tammeus usa e abusa da quebra dos tempos de bateria, mudanças de condução de ritmos e muitos metais...Apavora! James Escobedo, enche de vida e groove, com extrema perfeição, as obras-primas que Ty executa.

Os guitarristas, Ronnie Skeen e John Lutzow, esbanjam feeling, competência técnica e inspiração com seus instrumentos. Ouvindo-os tocar parece que estão brincando de rechear as músicas com riffs e melodias grudentas, impossíveis de serem esquecidas e reconhecidas em qualquer situação.

Mas o grande destaque é o vocalista deste álbum, Jack Aragon (e só gravou este CD, o melhor da banda) e é simplesmente fantástico e impossível de ser definido. No entanto para você ter uma idéia tente imaginar a mistura do Warrel Dane (pela emoção e técnica vocal) com o Ian Parry do Elegy (pela melodia e falsetes).

O setlist do CD é o seguinte:

01 - Confidence Not Arrogance
02 - Sanctuary, The Calling
03 - Painful Pursuit Of Passion And Purpose - instrumental que serve de ambientação para a música mais bonita, maravilhosa, bem construída e harmoniosa do CD
04 - Not Always Lost - preciso dizer alguma coisa?
05 - The Falling Snow
06 - Run Forever
07 - Disenchanted Drems (Of Conformity)
08 - Speed Kills.

CD Matador! Muito mais do que recomendado, OBRIGATÓRIO!
Abraço
Márcio Rebelo

Um comentário: