sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sodom - Carioca Club, São Paulo, Brasil 7 de abril de 2012.

Foto: Paulo Márcio
Os fãs e apreciadores do bom metal estão vivendo um momento muito especial. Nunca tivemos uma quantidade - e o principal com qualidade - tão grande de shows de bandas gringas e nacionais como nesse primeiro semestre de 2012. De Hard a Death, de Classic a Thrash, pra todos os gostos e bolsos, pois os preços estão cada vez mais fora da realidade.

Mas vamos ao que importa. O show, na capital paulistana, fez parte do festival Warriors of Metal, que além do grande Sodom, contou com as bandas brasileiras Red Front e Machinage.

Particularmente gosto do Carioca Club, muito bem localizado, além de oferecer uma boa estrutura para os músicos e ser um lugar com um palco alto que facilita a visão para o público. O que muita gente reclama é que os shows lá terminam mais cedo do que em outras casas – o que realmente acontece, devido ao conflito de estilos musicais que a casa abriga numa mesma noite.

Foto: Paulo Márcio
Por esse motivo, além de outro compromisso na parte da tarde, não consegui chegar a tempo de ver os shows das bandas brasileiras. Cheguei ao local exatamente no momento que o Red Front se despedia, por volta da 18:45.

Mais e mais pessoas iam chegando o que me deixou surpreso, pois não esperava ver o Carioca tão cheio – como disse antes, muitos shows ao mesmo tempo dentro de um curto espaço de dias e os preços dos ingressos nas alturas.

Por volta das 19:35 o Sodom entra em grande estilo detonado o thrash "In War and Pieces", música do excelente álbum de mesmo nome laçado em 2010.

Tom Angelripper (vocal/baixo), Bernemann (guitarra) e Markus Freiwald (bateria) não decepcionaram ninguém. O som estava alto mas não embolava, e isso colaborou com o ótimo setlist, que deu uma geral na carreira na banda do Tom. Ele por sinal, carismático, agradecia a platéia que contava com uma grande legião de fãs do Sodom.

Foto: Paulo Márcio
Seguiram "Sodomy and Lust", "M-16", "Outbreak of Evil" (Dos primórdios, que agitou o lugar) foi um belo cartão de vistas do mais novo membro do trio. O bateirista Markus que judiou dos bumbos fazendo o lugar tremer.

"Surfin' Bird" é uma cover que eu não gosto muito, mas logo na sequencia veio a magnífica "The Saw is the Law", que possui um refrão fácil, que tenho certeza, foi cantado com entusiasmo até por quem não conhecia a musica.

"Iron Fist" que era esperada mais pro final, foi muito bem ‘coverizada’ (Sic) e recebida por todos. Ninguém ficava parado ou indiferente. Sensacional.

Apesar de estar bem cheia e muito quente, rodas foram abertas na pista, principalmente nas musicas mais antigas como a clássica "Blasphemer" do clássico e histórico EP "In the Sign of Evil".

Foto: Paulo Márcio
"Napalm in the Morning" que em boa parte foi cantada pelo fãs e "Agent Orange" (minha predileta da fase mais Thrash da banda) encerram o show. Tudo muito simples, só som muito alto, músicas matadoras, músicos carismáticos e um entrosamento que faz esse power-trio soar como uma avalanche sonora.

Quase nenhuma demora e eles retornam para o bis como a fantástica "Remember the Fallen" e encerram em grande estilo com esperada "Bombenhagel" por volta das 21:00.

Saldo pra lá de positivo, apesar do calor que no final do show já era evidente – o Amp do baixo esquentou tanto que chegou a quase pegar fogo e alguns fãs passaram mal, mas nada muito grave.

Sem duvidas um das melhores apresentações do Sodom em nossa terra, honrando sua tradição e seus anos de estrada.


Setlist:
Foto: Paulo Márcio

In War and Pieces
Sodomy and Lust
M-16
Outbreak of Evil
Surfin' Bird (The Trashmen cover)
The Saw is the Law
Iron Fist (Motörhead cover)
Proselytism Real
The Art of Killing Poetry
City of God
Blasphemer
Eat Me
Napalm in the Morning
Agent Orange

Encore:
Remember the Fallen
Bombenhagel

Abraço
Paulo Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário