domingo, 20 de maio de 2012

Alexandre Callari - Apocalipse Zumbi: Os primeiros anos.

Já disse uma vez que nunca gostei de fazer resenhas de livros por não ter uma ligação tão boa com literatura no colégio, mas abri duas exceções pois os dois autores tem uma história com o Heavy Metal. O que é o caso do Alexandre Callari, já dei algumas explicações sobre o envolvimento dele com o Heavy Metal, se quiser saber mais leia aqui. Como estava em débito com a segunda resenha que disse que faria, vou encerrar meu débito agora.

Nunca fui um fã do gênero "Zumbi", sempre achei ridículo aquelas figuras patéticas e lentas seguindo os protagonistas, mas que sempre acabavam alcançando-os nos filmes ou nos quadrinhos. Ou as ridículas cenas em que uma mão decepada do braço continuava a estrangular o protagonista (ou era a protagonista, não lembro), como uma mão sem a presença do braço teria força para estrangular alguém? Tão pouco me atraiam as histórias a eles relacionados, como por exemplo, uma "raça" inteira que se alimenta exclusivamente de cérebros, vai viver do que quando todos os humanos morrerem ou virarem novos "comedores de cérebro"?


Provavelmente os fãs do gênero irão me excomungar, xingar e se tivessem a chance dariam o meu cérebro como alimento para os zumbis, mas como eu tenho que deixar claro o meu ponto aqui, tenho que dizer um pouco do meu gosto pessoal, que certamente vai me guiar nas linhas a seguir.


Se o leitor espera que aqui irá encontrar algum resumo da história, pode parar de ler agora, pois não é esse o intuito desta resenha (nunca gostei de estragar o fim da história das pessoas na fila do cinema, não vou começar agora), claro que para mostrar meu ponto de vista serei obrigado a dar algumas pistas da história, mas serão apenas isso, pistas.

Dito isso vamos ao livro, Apocalipse Zumbi: Os primeiros anos. Ele já começa em um ritmo alucinante, uma fuga de um humano de um bando de "infectados". Talvez seja essa a grande sacada do livro, não tem "zumbis", tem "infectados", que correm, tem grande força, continuam implacáveis e insaciáveis atrás de alimento, carne humana, mas que na falta dela se alimentam de qualquer corpo (infectado ou não) que achem pela frente. De lerdo não tem nada. De certo modo a história também emperra na questão da alimentação dos "infectados", o que comerão quando acabarem os corpos e os humanos? Mas já ganhou muitos pontos por não serem patéticos.

A escrita tem uma fluência incrível, eu comprei o livro em um sábado e na quarta-feira já havia terminado de ler, mesmo lendo apenas nos meus trajetos diários de locomoção ao trabalho e intervalos para refeições. A história é extremamente cativante, e a cada novo capítulo a sua curiosidade é posta a prova, se você duvida disso, desafio você a começar a ler o livro e parar de ler sem terminá-lo, duvido que consiga.

Uma outra grande sacada também é que Apocalipse Zumbi é o primeiro livro do gênero escrito por um autor brasileiro, ambientado no Brasil e ele já nasceu grande, será uma trilogia, já prometida pelo autor e divulgada pela editora.

Como disse na primeira postagem sobre Apocalipse Zumbi, ele tem algumas características que o diferencia dos demais lançamentos de livros no Brasil, ele vem acompanhado de uma "trilha sonora" que conta um pouco mais da história e também foi editado um trailer que mostra um pouco do que o leitor irá encontrar na história do livro. Há também conteúdo inédito no site que foi desenvolvido para o livro, é necessário um cadastro para acessar esse material, ainda não fiz o cadastro, então não posso dizer o que faz parte e qual o teor do conteúdo inédito do site, caso o leitor tenha informações que queira compartilhar com os demais, fique a vontade para colocar as informações nos comentários.

A "trilha sonora" é cantada inteiramente em português, que logo mais também ganhará uma resenhada aqui no blog, e pensando em trilha sonora para um livro, deixarei ao final da publicação, a trilha sonora que me acompanhou durante a leitura. Apenas quero deixar registrado uma passagem desta trilha que ficou marcada na minha mente, uma batalha nos telhados da cidade, ao som de Running Wild - Me & the Boys. E que no final das contas é a única que posso registrar sem entregar mais pedaços da história.

A história é muito bem elaborada e com as emendas perfeitamente costuradas, tecendo uma trama muito atrativa para o leitor, e facilitando a inserção dos personagens na história, a tal ponto que você se pegará pensando no que teria acontecido, ou vai acontecer, com o protagonista do capítulo anterior? Os personagens são construídos de tal forma que o leitor se apega a eles e é bem provável que você, assim como eu, se pegará torcendo por eles em alguns pontos da história, suando frio em outros e se enraivecendo em outros.

Em alguns pedaços a emoção fica a flor da pele, pois o livro faz muitas críticas à nossa sociedade, ao nosso ridículo hábito de discriminarmos pessoas que são diferentes, gostam de coisas diferentes, ou simplesmente tem uma forma de pensar diferente de nós. Raiva, indignação, vingança, pena e porque não um pouco de culpa, entre outros sentimentos podem aflorar enquanto você lê a história, dependerá do seu envolvimento com a leitura, mas duvido que você fique insensível e/ou impassível durante a leitura.

Agora só me resta esperar pelo "Volume Dois", "Parte Dois", ou o que quer que venha a ser chamado o livro com a continuação da história. Espero que não demore muito, a minha curiosidade já está dando voltas na Lua.

Recomendo a leitura, e não só para fãs do gênero de horror, é uma boa leitura para que repensemos nossos valores. Uma última recomendação é que ao ler o último capítulo de Apocalipse Zumbi, faça-o em algum lugar privado, ou você pode se pegar gritando (e alto) junto como os personagens do livro em um local público e cheio de pessoas que olharão para sua cara com ar de discriminação.

Boa leitura e divirtam-se
Mauro B. Fonseca

PS: Segue a trilha sonora que me acompanhou durante a leitura (não necessariamente nessa ordem):

Alestorm - Capitain Morgan's Revenge
Avantasia - The Metal Opera - Parte I
Cavalera Conspiracy - Blunt Force Trauma
Dream Evil - Dragon Slayer
Dream Vision - Apocalipse Zumbi
Hevisaurus - Jurahevin kuninkaat
Megadeth - Thirteen
Queensrÿche - American Soldier
Running Wild - Shadowmaker
Unisonic - Ignition (mini album)
Virgin Steele - Visions of Eden
Volbeat - Beyond Hell/Above Heaven
Whiplash - Unborn Again

4 comentários:

  1. NOSSA FILHO, TO ENROLADA DEMAIS VELHO.
    LEU PORRA NENHUMA O LIVRO E AINDA METE A MARRA.


    ASDFHUSDFHUDISHFIUDHSFUIHDASUIAHFDSFSD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi seu comentário... Quer dizer que porque não entreguei de bandeja a história eu não li o livro??? Se foi isso me desculpe, mas acho que precisa reler a resenha, se é que vc vai voltar por aqui...

      Valeu

      Excluir
  2. Pow, cara. Fiquei com vontade de ler. Ainda não sei se vai ser aquela diversãozinha pra um final de semana, ou um livro que vai representar mais que isso. Sou muito chata em relação a essas coisas. haushaush'

    PS.: Gostei da trilha sonora

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Byeatris, que legal que tenha deixado seu comentário aqui... Recomendamos o livro e sugerimos que escolha uma boa trilha sonora para se divertir em dobro com ele... hehehehe

      Aproveite que está chegando a hora do lançamento da segunda parte da história...

      Quando terminar de ler pode deixar as suas impressões sobre o livro por aqui....

      Divirta-se com o blog e obrigado pela visita...

      Excluir