segunda-feira, 14 de maio de 2012

Suicidal Tendencies - Virada Cultural, 6 de maio de 2012.

Domingo as 9h30, show do Suicidal Tendencies, no centro da capital paulista, em plena Avenida São João e de graça. Alguns sem pensar duas vezes iriam dizer: - Imperdível!!! Já outros diriam: - Me lembre para eu passar bem longe, ok?

Reações bem distintas, mas compreensíveis. Show de graça em um lugar público não é para qualquer um. O aspecto segurança simplesmente não existe. Você esta na rua, cercado de pessoas de todo tipo. A maioria vai para curtir o show, mas muitos aproveitam para roubar uma carteira, um celular, É uma realidade completamente diferente de um show pago, onde as pessoas passam – bem ou mal – por uma revista da segurança.

Portanto certos cuidados devem ser considerados. Se você esta com vontade de se meter no meio das rodas e chegar mais próximo do palco, vá por sua conta e risco, ainda mais em um show de uma banda pesada.

Mas é possível também procurar um lugar um pouco mais para trás, e foi assim, aproveitando a boa qualidade do som e do telão instalado na esquina da Av. São João com a Rua Vitoria, a uns 40 metros do palco, que pudemos acompanhar esse ótimo show.

Por se tratar da Virada Cultural, patrocinada pela Prefeitura do Município, o horário estranho foi compensado pela ideia e a coragem de colocarem o Suicidal no evento. Afinal, estava na cara que ia ser show concorrido – muita gente, mas muita mesmo – e que os seguranças iriam sofrer com os constantes moshes no palco.

Com 15 minutos de atraso, os primeiros acordes de "You Can't Bring Me Down" juntamente com os gritos de "ST" fizeram os fãs ficarem mais animados e quando a banda entrou, a frente do palco se tornou território de guerra. Guerra por um lugar mais próximo dos músicos.

Depois da abertura bem no estilo Thrash Metal, a clássica "Institutionalized" agradou em cheio a todos. Percebi ao meu redor que tinha pessoas que realmente conheciam o material do grupo, que teve seu auge na primeira metade da década de 90.

Mike Muir não consegue "cantar" como antigamente, mas ele compensa isso sendo um senhor frontman. Não para por um segundo, agitando, pulando, fazendo seus discursos. Agradeceu ao público por ter acordado tão cedo para ir vê-los... mas a impressão era que pouca gente tinha ido dormir, isso sim. Mike Clarck continua seguro na base e os demais membros não comprometeram, muito pelo contrario.

O público mais próximo ao palco ia ficando mais maluco com o passar do show. Todo mundo queria subir e dar seu mosh, mas isso não incomodou os músicos.
Seguiram com a rápida "Freedumb", emendando com a também clássica "War Inside My Head". Ótimas escolhas.

O embalo dos hits da Suicidal continuaram com "Possessed to Skate", com Mike perguntando se tinham muitos skatistas no local e a resposta veio com vários skates sendo erguidos, "Join the Army" que teve seu refrão gritado pelo fãs e uma das minhas favoritas, "Send Me Your Money" (Um dos clipes mais legais dos anos 90).

Todas foram tocadas de maneira insana.
De vez em quando era legal olhar em volta, aqueles prédios, a rua lotada, pessoas de todo tipo e o Suicidal tocando. Já os tinha assistido no saudoso Monster of Rock de 1994, mas jamais iria imaginar revê-los dessa maneira, algo assim… surreal.

Enquanto a banda tocava "Pledge Your Allegiance", a última musica, já fomos nos afastando. Não ia ser uma idéia muito boa estar no meio da massa quando o show realmente terminasse.

Apesar de todos os contra que um show gratuito tem - particularmente nesse evento, o horário, a falta (ou inexistência) de educação de muitas pessoas, o mau cheiro dos banheiros químicos e a sujeira na cidade que tinha sobrevivido a madrugada da Virada Cultural - valeu muito a pena. Afinal, foi uma oportunidade de (re)ver uma excelente banda de Crossover, que transita entre Thrash, Punk, Hardcore com uma facilidade incrível.

Grande show, que venham outros, mas sempre precisamos cobrar mais organização, pois esses eventos que chamamos de "grátis" – eu mesmo disse isso a pouco – são realizados também, com o dinheiro dos nossos impostos.

Setlist

You Can't Bring Me Down
Institutionalized
Freedumb
War Inside My Head
Subliminal
Possessed to Skate
Join the New Army
Send Me Your Money
We Are Family
Jam (Drums solo)
Come Alive
Cyco Vision
I Saw Your Mommy
I Shot the Devil
Pledge Your Allegiance

Abraço e até a próxima
Paulo Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário