segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Imago Mortis - Images From The Shady Gallery

Começou como uma cobrança de um amigo que recentemente descobriu o Imago Mortis, postou uma foto no FaceBook do último album da banda que havia adquirido. "Vida - The Play of Change", me cobrou uma resenha, respondi que faria uma, mas já que uma pessoa tão informada como ele sobre Heavy Metal, recentemente descobriu o Imago Mortis, aposto que deve ter um monte de leitores que também nunca ouviu falar da banda. Então resolvi que iria fazer a resenha do CD citado, mas iria começar... do começo.

Vamos falar do começo da banda do primeiro álbum, "Images From The Shady Gallery", o ano 1998, Rio de Janeiro - Brasil. Nasce oficialmente o primeiro álbum do Imago Mortis.

Bom, nasce oficialmente também uma banda sem par que ousa do começo ao fim do álbum, quer ver? O ano é 1998, lembram? Quantas bandas nacionais cantavam músicas em português? Quantas bandas nacionais inseriam frases em latim em suas músicas? Quantas bandas nacionais tinham vocais femininos, mesmo que em um música que fosse? Quantas bandas nacionais tinham violoncello nas músicas? Quantas bandas nacionais conseguiam imprimir um ar soturno nas suas músicas? Quantas bandas nacionais faziam covers de música popular brasileira? Isso mesmo MPB, e faziam ficar muito, muito , muito, mas muito mesmo, agressiva e soturna? Pois é nenhuma, até então.

O CD começa com uma música que durante muito tempo foi o carro chefe do Imago Mortis, "Bring Out Your Dead", música fantástica mesmo, bem pesada (não se esqueçam do ano em que foi lançado o CD, hein!!!).

Do primeiro ao último minuto do CD, a banda nos presenteia com composições surpreendentes, ousada, pesadas tristes e muito soturnas, marca mais que registrada da banda. As composições dos irmãos "Imagões" Fabio e Fabricio Barreto são repletas de referências às mais variadas formas de arte e literatura. Que sempre pega os mais desavisados desprevinidos, se não prestar atenção, perde a informação, se não tiver informação, perde a referência.

Na época a banda era formada por Fernando Sierpe - vocais, Fabricio Barreto (no encarte está como Lopes) - guitarras, Fábio Barreto (no encarte está como Lopes) - baixo, Alex Guimarães - teclados e Flavio Duarte - bateria.

Caso dê sorte de encontrar esse CD, não se surpreenda em ter um CD de Heavy Metal soturno e pesado com três (isso mesmo 3) músicas cantadas (ou recitadas) em português. Entre elas está uma música do Chico Buarque - "Deus Lhe Pague, que ficou muito assustadora e bem Heavy Metal.

Os "Imagões" e o restante da banda não sabiam na época, mas neste CD começou uma parceria que traria a mudança mais radical na formação da banda. A parceria da banda com Alex Voorhees, que viria a se tornar o vocalista definitivo do Imago Mortis. Aqui devo confessar que gostaria muito de escutar algumas destas músicas (se não todas) na voz teatral, assustadora, poderosa e soturna do Alex.

Segue a lista das faixas deste CD:

01 - Bring Out Your Dead
02 - The Shoemaker
03 - Dying Pantheon
04 - Res Cogitans
05 - Empty Cradle
06 - Deus Lhe Pague
07 - Ultima Visio
08 - Requiem
09 - Nona (faixa escondida, com linhas de violão do Fabricio)

CD Matador, recomendadíssimo.

Divirtam-se
Mauro B. Fonseca

2 comentários: