quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Artizan - Curse Of Artizan


Algum tempo atrás postei aqui, no True Metal Brazil, a resenha de um CD Matador do Leviathan (mais detalhes acesse: Leviathan - Deepest Secrets Beneath). Como sempre faço: Tirei uma foto do CD e postei em meu perfil no Facebook, junto com o link  acima.
 
Depois um tempo vejo uma solicitação de amizade de Ty Tammeus (para quem não sabe ele foi o baterista do Leviathan). Lógico que pensei se tratar de um pefil falso ou uma brincadeira, pois era muita coincidência. Após trocar umas ideias, vi que era o cara mesmo e fiquei sabendo ele havia fundado uma nova banda, o Artizan.

Quando recebi o Curse Of Artizan, copiei em um pendrive e passei dias escutando, ininterruptamente. Ao contrário do que eu imaginava a sonoridade está longe do que foi o Leviathan, mais melódico do que progressivo e com menos quebras de tempos e compassos executados pelo Ty (que continua tocando pra caramba).

No entanto o resultado final é surpreendentemente incrível!

Bem, que acompanha o True Metal Brazil sabe de minha dificuldade em identificar os rótulos para os vários generos e estilos de Heavy Metal, porém arriscaria dizer que temos um Heavy Metal Melódico Progressivo, influenciado por Iron Maiden (ouça as linhas de baixo de Jonathan Jennings na "Fire" ou as guitarras dobradas de Shamus McConney e Robitsch Steffen na "Fading History"),  Queensrÿche (ouça a Trade the World) e algumas pitadas de Judas Priest.

Quando disse ao Ty que no Leviathan preferia o Jack Aragon, o Ty me disse que ficaria surpreso com o Tom Braden (que foi o primeiro vocalista do Leviathan), e não é que fiquei mesmo. O cara canta tem a voz melódica e extremamente potente, canta com naturalidade sem exagerar nas notas altas.

"Game Within A Game" é a minha preferida, que música poderosa! Tem uma introdução cativante e perfeita, de baixo e bateria cadenciados, que vão ganhando peso até a entrada das guitarras que acrescentam volume e textura, para em seguida entrar o Tom...é indescritível. Logo em seguida vem a "Curse Of The Artizan", extremamente intrincada e trabalhada. Linda música, confiram!

Nos 48 minutos, divididos em 8 faixas, temos uma aula de como fazer músicas de extrema Qualidade, precisas, poderosas, diretas e na cara, sem frescuras.

As faixas deste álbum são:

01. Trade The World
02. Rise
03. The Man In Black
04. Fire
05. Fading History
06. Game Within A Game
07. Torment
08. Curse Of The Artizan

É impossível não recomendar um CD tão Matador quanto este.

Muito Obrigado
Abraço
Márcio Rebelo

NOTA: Ty, não se esqueça: Quando vier a São Paulo precisamos conversar, tenho alguns itens para você autografar, Dude! (risos) Vejo você em breve! Abraço e Tudo de Bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário